Ser bombeiro é o sonho de muitas pessoas. Salvar bichos de estimação, pessoas, bens, proteger o meio ambiente, ajudar a própria família e ter uma profissão honrosa e ser importante na vida de alguém. É uma profissão, gratificante, mas que exige dedicação.
Veja aqui alguns passos e dicas que separamos para você se tornar um Bombeiro.
1. Entendendo os requisitos básicos

Seja dedicado. Parece óbvio, mas nem sempre as pessoas lembram que nessa profissão você tem que estar disposto a dedicar seus conhecimentos e habilidades em prol de salvar vidas. E que, muitas vezes, haverão dias exaustivos, que exigirão disciplina e dedicação nos estudos para se formar bombeiro.
2. Conclua o ensino médio

É importante ressaltar que o mercado de trabalho irá exigir a formação completa do ensino médio.
3. Escolha uma carreira: Civil ou Militar

No Brasil, é possível ser bombeiro civil ou militar, em diversos países como: Portugal, Chile e entre outros todos os BOMBEIROS são Civis e 85% são voluntários (tão nobre quanto a profissão, é ser voluntário!) Os bombeiros civis devem passar pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis Com o principal foco na prevenção e controle de incêndios, responder de forma imediata as emergências. Bombeiros Civis são especialistas no seu campo de atuação ex: indústrias de alto risco como: químicas, petroquímicas, siderúrgicas, refinarias de inflamáveis, estações de tratamento de gás, mineração entre outras plantas de riscos variados. Tão bem pode atuar como bombeiros públicos atendendo a comunidade e cidades, em alguns locais, a cidade não possui corporação de Bombeiro Militar, então torna-se responsabilidade do município a implementação das corporações podendo ser composta por voluntários ou por bombeiros municipais.
4. Avalie a instituição de Ensino

Diferente do Bombeiro Militar, que há necessidade de prestar concurso público, para se tornar Bombeiro Civil é necessário inscrever-se numa instituição que ofereça o curso de Bombeiro Civil conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 14.608) que estabelece os requisitos mínimos para a formação do Bombeiro Civil.
É importante conhecer e avaliar a instituição de ensino. Se ela cumpre a carga horária mínima de 210 horas e atende as normas que regulamentam a profissão e possui estrutura, instrutores qualificados, materiais e equipamentos para a capacitação dos alunos.
5. Conheça o conteúdo do curso e inscreva-se

Após avaliar a instituição, é hora de inscrever-se no curso. Antes, é importante saber o que você irá aprender, assim você saberá a qualidade da sua formação, exemplo: o curso é composto por oito módulos e diversas matérias extracurriculares:
- Primeiros Socorros – APH Atendimento Pré-hospitalar
- EPI & EPR
- Equip. de Combate a Incêndio
- Combate a Incêndio
- Espaço Confinado
- Salvamento Terrestre
- Trabalho em Altura
- Produtos Perigosos
- Heliponto
- Análise de Risco
- Inglês Emergencial
- Libras
- Anatomia Humano
- Parto de Emergência
- Desfibrilador Externo
6. Dica: é possível ser bombeiro voluntário

Após se formar, você poderá trabalhar em shoppings, industrias, eventos, empresas e espaços públicos. E, assim como muitos outros profissionais, você também pode optar por ser um bombeiro voluntário como acontece não região sul do país onde temos o maior exemplo de Bombeiros Voluntários do Brasil!
Em meio a tantas mudanças climáticas e desastres naturais e tecnológicos fica evidente que Bombeiro é a profissão do futuro.
Conheça nossa pagina: https://www.facebook.com/bomb.cfab/
Imagens: Wiki How