Atendimento a paciente com necessidades especiais.

Regras gerais da abordagem

  • Identificar-se.
  • Ser paciente.
  • Transmitir segurança.
  • Solicitar a presença de familiar ou responsável durante o atendimento.
  • Explicar ao paciente e aos familiares todos os procedimentos que serão realizados.
  • Usar palavras simples e de fácil compreensão.
  • Repetir as informações quantas vezes forem necessárias.
  • Considerar os fatores de risco para queda (Protocolo PE3).

Paciente com deficiência auditiva

  • Falar pausadamente e olhando diretamente para os olhos do paciente para que ele possa usar a leitura labial.
  • Utilizar a escrita, se necessário.

Paciente com deficiência visual

  • Descrever os procedimentos realizados.
  • Manter contato físico constante (com os braços do paciente).

Paciente com déficit de desenvolvimento intelectual

  • Manter comunicação constante.
  • Respeitar pausas e o tempo necessário para que o paciente responda às perguntas.

Paciente idoso

  • Tratar com respeito.
  • Respeitar suas limitações, angústias, medos e pudor

Paciente pediátrico

  • Permitir que os pais acompanhem a criança.
  • Permitir que a criança leve um objeto de estimação para sentir-se mais segura.
  • Garantir a segurança da criança durante o transporte.

 

Fonte: Protocolo de atendimento SAMU 192.