
Regras gerais da abordagem
- Identificar-se.
- Ser paciente.
- Transmitir segurança.
- Solicitar a presença de familiar ou responsável durante o atendimento.
- Explicar ao paciente e aos familiares todos os procedimentos que serão realizados.
- Usar palavras simples e de fácil compreensão.
- Repetir as informações quantas vezes forem necessárias.
- Considerar os fatores de risco para queda (Protocolo PE3).
Paciente com deficiência auditiva
- Falar pausadamente e olhando diretamente para os olhos do paciente para que ele possa usar a leitura labial.
- Utilizar a escrita, se necessário.
Paciente com deficiência visual
- Descrever os procedimentos realizados.
- Manter contato físico constante (com os braços do paciente).
Paciente com déficit de desenvolvimento intelectual
- Manter comunicação constante.
- Respeitar pausas e o tempo necessário para que o paciente responda às perguntas.
Paciente idoso
- Tratar com respeito.
- Respeitar suas limitações, angústias, medos e pudor
Paciente pediátrico
- Permitir que os pais acompanhem a criança.
- Permitir que a criança leve um objeto de estimação para sentir-se mais segura.
- Garantir a segurança da criança durante o transporte.
Fonte: Protocolo de atendimento SAMU 192.