ACIDENTE COM AMÔNIA

ACIDENTE COM AMÔNIA FAZ DEZENAS DE VÍTIMAS

AMÔNIA NH₃

A amônia é um gás alcalino, oxidante e tóxico. Sua densidade é quase metade da densidade do ar e tem um odor característico. O nível de segurança máxima é 25 ppm (ACGIH) e 20 ppm pela NR 15 e, a sua alcalinidade torna altamente reativos com os gases ácidos e o cloro e, a sua presença em atmosferas contendo outros gases é frequentemente mascarado por este. O nível imediatamente perigoso a vida e a saúde (IPVS) para o gás amônia é de 300 ppm (IDLH).

A amônia é inflamável com um limite inferior de explosividade (LIE/LEL) de 15%. Ele é produzido em grandes quantidades em todo o mundo para fornecer fertilizantes, ureia para resinas, explosivos e fibras (como nylon). É também usado como um gás refrigerante e essa aplicação tem aumentado com o desaparecimento dos CFCs.

Geralmente se utiliza sensores eletroquímicos para detectar esse gás, mas também pode ser utilizado detectores por fotoionização (PID).

Limites de exposição ocupacional

NIOSH REL: 25 ppm / TWA, 35 ppm STEL

OSHA PEL: 50 ppm (35 mg/m3) TWA

IPVS / IDLH: 300 ppm

NR 15: 20 ppm (jornada de 48 horas / semana)

Os limites de exposição ocupacional foram retirados dos sites da Occupational Safety and Health Administration (OSHA), National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH).